Os Grifos
Grupo de percussão, com repertório variado, vestes representantes da natureza de Vila Velha de Ródão, nomeadamente, os Grifos.
Grupo de percussão, com repertório variado, vestes representantes da natureza de Vila Velha de Ródão, nomeadamente, os Grifos.
Organista e Acordeonista
Grupo de folclore com cerca de 40 elementos de várias gerações que divulga as danças tradicionais do distrito de Castelo Branco, assim como os trajes e usos antigos da freguesia de Sarnadas e concelho de Vila Velha de Ródão.
Representações de cariz popular e etnográfico caraterísticos da região. Danças e cantares populares.
Tem por objetivos principais: a promoção da cultura, do desporto, da beneficência e da recreação, a proteção e assistência em especial à infância, invalidez e terceira idade.
Sociedade Musical adaptável a eventuais acontecimentos de índole sociocultural.
Este projecto propõe promover e divulgar o reportório popular e tradicional de Ródão e de outras regiões.
Banda filarmónica tradicional, com 30 a 36 elementos no conjunto. Opcionalmente, disponibilizam ensembles de 4 a 6 elementos, alargando o leque de oferta e facilitando a mobilidade.
Os Resineiros anima e espalha boa disposição nos eventos em que participa, envolvendo as pessoas. Criamos um bom ambiente festivo. Gostamos de tocar músicas antigas que passam de geração em geração, mas também temos no nosso repertório bem músicas atuais.
Música popular e tradicional portuguesa. Atuação festas e romarias
Musica Clássica , moderna e tradicional Grupo coral
O João Roiz Ensemble é um grupo de música de câmara criado por iniciativa do Município de Castelo Branco. Este enquadramento institucional permite uma regularidade de programação que liberta o trabalho artístico das preocupações logísticas e de produção, levando assim ao aproveitamento do elevado potencial de excelência musical que os membros do grupo apresentam.
Promove diversas actividades culturais e workshops, no âmbito do teatro, da dança e das artes plásticas.
Actualmente o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares do C.M.D.C apresenta temas recolhidos nas várias freguesias do concelho de Vila Velha de Ródão, como Fratel, Perais, Foz do Cobrão, Sarnadas e Vila Velha de Ródão e apresenta-se hoje com elementos de diferentes faixas etárias para reviver as memórias e tradições do concelho em que se…
Fundado em Abril de 1977,o Grupo Coral de Proença-a-Nova teve como objetivos a divulgação da música coral, nomeadamente a do seu concelho e da Beira Baixa, a promoção cultural, artística e recreativa dos seus elementos e da população concelhia.
Grupo de cantares e danças populares e tradicionais. Representações de cariz popular e etnográfico caraterísticos da região.
Vivendo essencialmente para abrilhantar festas e romarias.
Rancho folclórico de grande tradição, fiel executante das danças e cantares locais e regionais, transportando as vivências e os trajes de uma sociedade profundamente rural de há 50 anos para trás.
Educação pela arte, espetáculos para infância e produção teatro de rua.
Música popular e tradicional portuguesa. Atuação bailes e festas. Acordeonista com acordeon eletrónico e concertina.
Dueto de piano e voz. Música maioritariamente clássica, adaptável a vários estilos e vários eventos/cerimónias, como casamentos e baptizados, dia do município, jantares comemorativos, entre outros, mediante consulta.
Os Toc & Ródão têm como objetivo principal transmitir alegria e boa disposição para quem gosta de os ouvir. As mãos que os aplaudem no fim de cada atuação, são como lufadas de ar puro numa manhã de primavera.
A frescura com que se reinventam a cada disco faz dos Norton um dos melhores exemplos de como a pop e a música alternativa podem andar de mãos dadas e serem felizes.
O Váatão-Teatro de Castelo Branco, tem desenvolvido um trabalho profícuo na área do Teatro, desde Novembro de 1999.
Este projecto musical, não é mais do que uma tentativa de “ilustrar” através de sons/músicas, um conjunto de estórias e memórias de pessoas, estradas e viagens que marcaram o nosso percurso. É um projecto essencialmente instrumental, inspirado por géneros como o Rock, Folk, Country e o Blues.
Apesar de predominar o público jovem, a banda de originais que mistura Reggae com Rock numa fusão única é bastante apreciada por um público mais adulto.
As músicas e as letras foram recolhidas, por elementos do Grupo, junto das pessoas mais idosas, que as cantavam enquanto trabalhavam, no campo, e as dançavam, no adro da Igreja ou nos terreiros, nas tardes de domingo.
Os Cavaquinhos de Penha Garcia são um grupo de musica tradicional Portuguesa.
Agrupamento folclórico e etnográfico com cerca de 30 elementos. Repertório tradicional regional, trage tradicional representativo da sociedade local. Além da dança, concebem espectáculos etnográficos em torno dos usos, costumes e trabalhos do campo.
O Grupo Quintarolas foi fundado em 07 de Março de 2006, com o objectivo de recolher, preservar e divulgar as melodias tradicionais deixadas pelos nossos antepassados, desde o Norte até ao Alentejo, passando pelos Cantares das Beiras.
Praça Rainha D. Leonor
Edifício dos Emblemas, 1º Andar
6000-117 Castelo Branco
Email:
Tel.: 272 342 540
Tlm.: 963 718 329
Fax: 272 342 542
(Custo da chamada para a rede fixa e móvel nacional)