Actualmente o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares do C.M.D.C apresenta temas recolhidos nas várias freguesias do concelho de Vila Velha de Ródão, como Fratel, Perais, Foz do Cobrão, Sarnadas e Vila Velha de Ródão e apresenta-se hoje com elementos de diferentes faixas etárias para reviver as memórias e tradições do concelho em que se insere.

Concelho: Vila Velha de Ródão
Designação: Grupo Etnográfico de Danças e Cantares do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Vila Velha de Ródão
Estilo performativo: Folclore
Contacto e-mail: geral@tejo-rupestre.com
Contacto telefone: 963445866
Morada: Largo do Pelourinho, Vila Velha de Ródão
Caracterização geral: O grupo foi fundado em 1981 com o objectivo de preservar as tradições, interpretando as danças e cantares do início do século passado na região da Beira Baixa. As danças que o grupo interpreta são características da região que, devido à sua localização, sofre várias influências determinantes que marcam as músicas e danças, como os repasseados e as viradas. Actualmente o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares do C.M.D.C apresenta temas recolhidos nas várias freguesias do concelho de Vila Velha de Ródão, como Fratel, Perais, Foz do Cobrão, Sarnadas e Vila Velha de Ródão e apresenta-se hoje com elementos de diferentes faixas etárias para reviver as memórias e tradições do concelho em que se insere.
Número de elementos por função:
O grupo totaliza 48 membros, sendo 18 da cantata e 30 da dança

juntosbb