Beira Baixa Cultural

Enquadramento do projeto

A operação BEIRA BAIXA CULTURAL preconiza um plano de programação cultural em rede, mobilizado pelos Municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, sob coordenação da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.

Este é um projeto que tem como objetivo geral o desenvolvimento de uma estratégia integrada de promoção turística de modo a posicionar a Beira Baixa como um destino de excelência e autenticidade para o segmento do turismo histórico-cultural, de âmbito nacional e internacional, suportado pelo rico património material e imaterial existente.

Deste modo, a operação contempla a constituição, lançamento e consolidação de uma rede territorial e institucional, de âmbito sub-regional, direcionada a promover e valorizar os distintos ativos históricos, culturais e tradicionais da Beira Baixa, em consonância com os ricos ativos naturais, de modo a estruturar uma oferta turística diversificada, autêntica e dinâmica, capaz de posicionar a Beira Baixa como um destino atrativo e fortalecer a oferta turística regional.

Neste sentido, a operação desenvolve uma estratégia integrada de promoção e valorização do rico e distinto património cultural da Beira Baixa, quer material (monumentos, imóveis de especial interesse e equipamentos culturais) e imaterial (tradições, artes e gastronomia). O desígnio estratégico da “Beira Baixa Cultural” é que o património cultural atua duplamente como um fator de identidade do território e das respetivas comunidades e um fator de diferenciação e consolidação da Beira Baixa enquanto destino turístico atrativo e reconhecido.

O projeto é cofinanciado pelo Programa Regional CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.

Conheça as iniciativas

do projeto
iniciativa1

Rota de visitas guiadas e encenadas

Iniciativa 1

Demonstração da cultura, história e costumes do território de uma forma contemplativa e interativa

Saber mais
Fora dhoras

Festival das Artes da Beira Baixa

Iniciativa 2

Desenvolvimento de programação musical caraterística do território, com artistas e grupos regionais

Saber mais
expo

Beira Baixa sob perspetiva / Exposições Temporárias

Iniciativa 3

Dinamização dos espaços museológicos da sub-região e para a divulgação do património, material e imaterial, caracterizador do território

Saber mais
tigelada1

Ateliês temáticos de cultura e gastronomia

Iniciativa 4

Divulgação das artes, ofícios e costumes regionais, recorrendo à participação direta e experimentação por parte dos visitantes

Saber mais

Praça Rainha D. Leonor
Edifício dos Emblemas, 1º Andar
6000-117 Castelo Branco

Tel.: 272 342 540
Tlm.: 963 718 329
Fax: 272 342 542

2020 Beira Baixa Cultural. Todos os direitos reservados